- Ana Flávia Motta Sala
- Katharina Póvoa
- Letícia Berti
- Mariana Freitas
Texto 1
A relação Homem/Natureza no pensamento moderno
BATISTELA, Airton Carlos – PUCPR
Mestre em Educação, Doutorando em Educação pela PUCPR.
BONETI, Lindomar Wessler – PUCPR
Doutor (Ph.D.) em Sociologia, Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia
Universidade Católica do Paraná.
Fonte:http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2008/anais/pdf/1424_959.pdf
Resumo – Texto 1
Ideia central: “Avançamos na compreensão quantificável da natureza, mas perdemos, pari passo, a capacidade de vislumbrar a essência do real”.
Origem dessa forma de pensar: Século XV – Processo de renascimento e recolocação do homem no centro da realidade.
Origem dessa forma de pensar: Século XV – Processo de renascimento e recolocação do homem no centro da realidade.
Galileu: A realidade só pode ser melhor apreendida pelo método quantitativo. Não há nada além da matéria constatável.
Texto 2
DIFERENTES CONCEPÇÕES DE NATUREZA
IONE APARECIDA ZUCCHI MODANESE1
Fonte:http://observatoriogeograficoamericalatina.org.mx/egal12/Teoriaymetodo/Conceptuales/18.pdf
Resumo - Texto 2
O conceito de natureza é muito diversificado e vai variar conforme o período histórico ou o contexto em que é tratado, indo desde a visão mítica dos tempos primitivos até as concepções contemporâneas de natureza. Ela acompanha a história dos próprios homens.Newton fez uma descrição mecanicista de natureza, as leis mecânicas foram equacionadas e a racionalidade cartesiana teve sua consagração.
Humboldt, por sua vez, teve uma visão mais holística. Defendia a filosofia da natureza e a unidade na diversidade.
Esse pensamento favoreceu a separação homem-natureza, que que a partir daí se colocou como dominador. Ela se torna objeto em suas mãos e passa a ser explorada de forma mais rápida e intensa pelo capitalismo.
Texto 3
- CIÊNCIA E TECNOLOGIA: Transformando a relação do ser humano com o mundo
Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto Silveira – Professora (UTFPR) Doutoranda pela UFSC - rosemari@pg.cefetpr.br Walter Antonio Bazzo Dpto. Engenharia Mecânica – UFSC. NEPET – Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação Tecnológica. wbazzo@emc.ufsc.br.
Fonte: http://www.uel.br/grupo-estudo/processoscivilizadores/portugues/sitesanais/anais9/artigos/workshop/art19.pdf
Resumo - Texto 3
Vemos que o progresso não atende às necessidades da maioria da população e tem servido para a promoção de interesses de poucos, de modo que uma pequena parcela da população usufrui de benefícios. Se visarmos ao bem-estar geral, seria necessário uma modificação radical da ciência na sociedade, de forma a abrir as portas da ciência a toda a população.
Por isso, a necessidade de se proporcionar a toda população uma educação científica e tecnológica, pois a ausência de tais conhecimentos leva à ausência de responsabilidade. Para que esse desenvolvimento seja menos excludente, é necessário que se leve em conta os reais problemas da população, os riscos e a mudança social. Por isso, faz-se necessário ter uma visão ampla das relações entre ciência, tecnologia, e sociedade.
Em vista disso, em 1970, a comunidade acadêmica que, insatisfeita com as concepções tradicionais e preocupada com os problemas decorrentes do desenvolvimento científico-tecnológico, iniciou estudos na área de CTS. Tal movimento nasceu com caráter crítico, incentivando o questionar da ciência e tomando decisões mais coerentes em relação aos problemas científicos. Por isso, o texto destaca a importância da sua inserção no ambiente educacional de forma a se obter uma educação mais eficaz a fim de modificar o atual sistema de desenvolvimento.
É necessária uma mudança de comportamento para construir um novo mundo e, para isso, é indispensável proporcionar uma educação com a dimensão social da ciência e da tecnologia. Nesse sentido, a educação CTS é uma inovação que tem a intenção de promover uma alfabetização numa perspectiva ampliada de maneira que todos tenham condições de tomar decisões responsáveis, no que se refere às questões tecnológicas.
Imagens:
Para refletir...
Será que apenas a verdade “racional” é o que importa?O mundo pode ser um lugar melhor apenas olhando para dados?
Quais são os limites do domínio cientifico?
Responsabilidade social do cientista?
Vídeo – Propondo uma solução
Filosofinhos:https://www.youtube.com/watch?v=lw411wxGiBI&index=4&list=PL836730D510F776B1






Gostei do material,muito bom mesmo, porém é necessário ter um cuidado na arte, nem todos tem uma qualidade visual boa, que é o caso da minha vista, Tive dificuldade pra ler em meios as cores dessa arte.
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