terça-feira, 29 de setembro de 2015

Web Quest:

Integrantes do grupo:

  • Celia Sayuri
  • Isabela Gasparino
  • Susielen Nunes

Questões 1, 2 e 3:
Selecionem três textos sobre o assunto em foco e façam o resumo e comentários (artigos, estudos, resenhas e livros). Citem as fontes dos textos. Relacionem imagens (3) e vídeos (3) sobre o assunto proposto com indicação e comentário crítico sobre o conteúdo.


DESCARTES


"Penso, logo existo". Essa célebre frase é de um dos grandes pioneiros da filosofia moderna, René Descartes. Nascido em 1596, na cidade francesa La Hayne,foi um importante filósofo, matemático e físico do século XVII, mundialmente conhecido por ter criado o sistema de coordenadas e desenvolvido o Ceticismo Metodológico – no qual defende que o ser humano deve questionar as afirmações e conhecimentos que não possuem explicações evidentes (DESCARTES, 2015).

Aos nove anos, René começou seus estudos em um colégio jesuíta francês, onde conheceu a gramática, a poética, a retórica, a filosofia e a matemática. Devido a uma doença que o deixava indisposto, Descartes desenvolveu o hábito de ficar longas horas deitado em sua cama, meditando. Esse fato provavelmente contribuiu para o desenvolvimento de muitas das suas ideias e obras. Em 1616 formou-se em direito, apesar de nunca ter exercido a profissão. Dois anos depois, alistou-se no exército e lutou ao lado dos holandeses com os aliados de Maurício de Nassau, contra os espanhóis (PACIEVITCH, 2015).

Tempos depois, entre 1629 e 1633, Descartes escreve o "Tratado do mundo". Entretanto, não publica sua obra por conta das opressões realizadas pela Inquisição, que acaba de condenar Galileu. Em seguida, continua a escrever seus livros, entre eles: "Meditações sobre a filosofia primeira", "Princípios da filosofia", etc. René morre em 11 de fevereiro de 1650, na cidade de Estocolmo, Suécia (DESCARTES, 2015).



Referência bibliográfica


DESCARTES. Disponível em: <http://www.suapesquisa.com/quemfoi/descartes.htm>. Acesso em: 12 set. 2015.

PACIEVITCH, Thais. René Descartes. Disponível em: <http://www.infoescola.com/filosofos/rene-descartes/>. Acesso em: 12 set. 2015.



Comentários sobre o texto

   Descartes contribuiu para o desenvolvimento do pensamento humano, ao propor à sociedade a criação de novas tecnologias e ideias, a partir do questionamentodos métodos tradicionais. Essa abordagem é essencial, pois a estagnação atrapalha o nascimento de novas formas de relacionamentos do ser humano com seu meio. Cada momento histórico, muitas vezes, exige que as ideologias e as visões de mundo sejam renovadas, mas, para que isso ocorra, o senso crítico da sociedade em questão deve estar aguçado e sendo trabalhado constantemente.

Imagem

   A frase ao lado da caricatura de René Descartes resume uma das ideias centrais desenvolvida em suas obras: a constante mudança - das opiniões, conhecimentos, tecnologias, da própria história.

Vídeo
https://www.youtube.com/watch?v=M3oLEGlzs6k

KARL POPPER


   Karl Raimund Popper nasceu na Áustria. Veio de família judaica e obteve grande incentivo aos estudos. Estudou na Universidade de Viena e doutorou-se em filosofia. Com a ascensão do nazismo, emigrou para a Nova Zelândia. Com o fim da segunda guerra mundial, tornou-se assistente de ensino na London Schoolof The Economics em método científico, e tornou-se professor em 1949.
   Karl Popper esboçou a teoria, cujo fundamento era a ideia do racionalismo crítico, que em sua essência, era uma crítica ao método indutivo e à ciência. Popper achava que, as teorias científicas eram passíveis de erros e críticas, não havendo assim, uma teoria da ciência que fosse eterna e imutável. Segundo o pensador, o que deveria ser feito por outros estudiosos era a comprovação da falseabilidade das teorias científicas para elaboração de outras que poderiam resolver as questões propostas pela ciência.
   Karl Popper era um simpatizante do comunismo, mas abandonou aideologia quando percebeu que muitos amigos morreram em defesa da causa marxista. Tornou-se adepto das ideias liberais da escola austríaca, seguindo o exemplo de Ludwig Von Misses e F. Hayek.
   A obra mais famosa do filósofo é “A sociedade aberta e seus inimigos"(1945), onde Popper refletiu que o regime democrático representativo é uma forma de limitar o poder do estado, e ideologias como o nazismo e comunismo são perigosas para a formação da sociedade aberta e democrática.

FILOSOFIA

   Embora a filosofia de Popper não se esgote na Epistemologia (Teoria sobre o conhecimento científico), foi, contudo, neste domínio, que se tornou conhecido, nomeadamente devido à noção de falsificabilidade como critério essencial para a caracterização das teorias científicas. As suas ideias opõe-se neste aspecto às do Circulo de Viena e ao Neopositivismo que se esforçavam por estabelecer um princípio capaz de fundamentar verificação ou validação positiva uma teoria científica, demonstrado que a mesma era experimentalmente verdadeira. Popper afirma que era impossível verificar uma teoria era científica, pois não era possível comprovar todas e cada uma das suas possibilidades.
   Face a esta impossibilidade prática, propõe então que os cientistas sigam o caminho inverso, isto é, procurem provar a sua falsidade. Neste caso basta apenas descobrir um único fato que a contradiga para a desmentir, ou a refutar. Neste domínio as suas ideias podem ser resumidas nos seguintes tópicos:

1. A atividade cientifica consiste primeiro na formulação de hipóteses para explicar os vários problemas que se colocam, e depois na sua sucessiva anulação (refutação) através de experiências.

2. A ciência deixa deste modo de ser vista como um conjunto de teorias estabelecidas (verdadeiras, absolutas), para ser encarada como um conjunto de generalizações provisórias cuja falsidade os cientistas estão permanentemente a procurar demonstrar.

3. A formulação das hipóteses científicas deixam também de serem encarados como processo racional, cujas etapas estão rigorosamente determinadas. Não existe qualquer processo de descoberta, nem a descoberta científica tem qualquer lógica.

FILOSOFIA POLÍTICA

   Vítima do terror nazi que se bateu sobre a Alemanha e a Austria, Popper procurou refletir sobre a génese e fundamentação ideológica dos regimes totalitários. Platão, Hegel e Marx foram por ele apresentados os principais teóricos destes regimes, assim de uma visão da história que os justificava, o Historicismo. As suas ideias podem ser resumidas nos seguintes tópicos:

1.A história da humanidade não tem um sentido concreto que antecipadamente possa ser conhecido, o único sentido que possui é aquele que os homens lhe dão.

2.O progresso da humanidade é possível, e não carece de um critério último de verdade.

3.A razão humana é essencialmente falível, o dogmatismo não tem pois qualquer fundamento. A única atitude justificável para atingir a verdade é através do diálogo, o confronto de ideias por meios não violentos. Na ciência significa aceitar o risco de formular hipóteses que venham depois a ser refutadas pela experiência. Na política significa que cada um deve aceitar o risco de ver as suas propostas serem recusadas por outros no confronto de ideias ou projetos.

Referência bibliográfica


FONTES, Carlos. Karl Popper. Disponível em: <http://afilosofia.no.sapo.pt/10popper.htm>. Acesso em: 12 set. 2015.

KARL Popper: Filósofo austríaco. Disponível em: <http://www.e-biografias.net/karl_popper/>. Acesso em: 13 set. 2015.

Comentário sobre o texto:
O texto demonstra a ideia de Popper e como ela está intimamente ligada a ideia do método cientifico tido como tradicional. Pode-se perceber que Popper foi um questionador dos moldes utilizados por cientistas como Darwin e que ele pretendia, não de forma maliciosa ou mal intencionada, demonstrar que os métodos utilizados tinham seus erros e mais do que isso podem ser facilmente questionados. Ao propor a falseabilidade, ele traz justamente esse ponto, da tentativa de derrubar teorias e em geral explica as ideias do filosofo.


Imagens 



   A imagem retrata centralmente a falseabilidade atrelada métodos e pensamentos científicos como a refutabilidade, a observação, ao positivismo, a matemática, a lógica e diversas outras. Fica a sensação que esse método está intimamente ligado com todos os outros, sendo de grande importância na afirmação, verdadeira ou falsa, de cada uma delas.


Vídeos

https://www.youtube.com/watch?v=46rOGNu5uC4

https://www.youtube.com/watch?v=PbDsdsA3wCA



Nenhum comentário:

Postar um comentário