quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Pesquisa:

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  • Sarah Salim 
  • Thiago José

ARTIGO 1

Sociedade e Tecnologia, um Par Inseparável


Autor: José Mauricio Santos Pinheiro (2004)

   A tecnologia é tão antiga quanto a humanidade e evolui permanentemente como a própria sociedade evolui. Ela representa a utilização dos conhecimentos científicos adquiridos em prol da satisfação das necessidades da sociedade. A prova disso é que a partir do advento da ciência moderna no século XVII, foi possível aplicar os conhecimentos adquiridos até então para resolver diversos problemas que afetavam a sociedade. O homem passou a resolver problemas técnicos de uma forma mais generalizada, trocando opiniões, informações e ideias e não mais para resolver apenas problemas específicos.

   A enorme penetração da tecnologia na sociedade atual resulta, assim, de uma sociedade mais aberta, de sistemas tecnológicos mais complexos e de uma dependência maior dos sistemas de informação e comunicação. Por exemplo, a informática marca sua presença na sociedade atual, a ponto de se imaginar impossível, hoje, uma sociedade sem a tecnologia da informação.

   Os diversos avanços conseguidos com uso dos recursos das tecnologias da informação e das comunicações têm promovido intensas alterações em quase todos os segmentos da sociedade, especialmente aqueles que interagem fortemente com os sistemas de produção e abastecimento de bens e serviços, com os sistemas de transportes e de telecomunicações, entre outros.

   Podemos constatar facilmente que a sociedade atual está sujeita a constantes transformações provocadas principalmente pela introdução de tecnologias de informação emergentes que mudam também a forma como lidamos com o conhecimento e formas de produção científica. Ocorre que alguns indivíduos se adaptam melhor e mais rapidamente às mudanças tecnológicas; outros indivíduos se adaptam, mas não de forma tão rápida e temos ainda aqueles que não conseguem se adaptar, o que gera um certo "stress". Na realidade, esse "stress" provocado pela tecnologia não está na falta de capacidade do ser humano em se adequar às mudanças e sim, na má estruturação e disseminação da tecnologia na sociedade, tanto pelos governos quanto pela sociedade civil, notadamente pela falta de uma abordagem sistêmica e estratégica. Por exemplo, a tecnologia da informação representa um recurso e um instrumento de pesquisa e de renovação acadêmica, que beneficia professores, pesquisadores e alunos e apropria sociedade. Com o advento da Internet houve um avanço significativo principalmente no que se refere à disponibilização e recuperação de informações, entretanto, ainda hoje convivemos com um alto índice de exclusão digital, com a falta de planejamento no desenvolvimento de novas tecnologias e disseminação do conhecimento, entre outros problemas.

   O desenvolvimento tecnológico acelerou especialmente depois da globalização, adquirindo grande importância não só para os indivíduos, mas, também, para as sociedades em geral. Estão acontecendo mudanças radicais induzidas pelo desenvolvimento de novas tecnologias, nos mais diversos campos do conhecimento, o que tem aguçado o senso crítico do uso da própria tecnologia pela sociedade. Esse contínuo avanço tecnológico modifica a todo o momento os aspectos econômicos, sociais e o próprio estilo de vida das pessoas na sociedade.

   A partir dos avanços tecnológicos proporcionados principalmente pelas tecnologias da informação e de comunicação, as transformações tecnológicas, organizacionais e gerenciais estão representando novos desafios para os indivíduos na sociedade em geral. Mais uma vez, a tecnologia que transforma não só as nossas formas de comunicação, mas também as formas de trabalhar, decidir, pensar e viver.

Fonte: http://www.projetoderedes.com.br/artigos/artigo_sociedade_e_tecnologia.php/

Comentário:


   Quando se fala em tecnologia, logo se pensa nos avanços que foram proporcionados ao mundo moderno. A facilidade e rapidez na comunicação são algumas das melhoras, juntamente com a grande gama de informações que cada indivíduo tem acesso hoje em dia, através, principalmente, da internet. Entretanto, há pouca reflexão no que diz respeito às relações interpessoais, que foram excessivamente prejudicadas com o progresso da tecnologia. O autor, ao dizer que o “contínuo avanço tecnológico modifica a todo o momento os aspectos econômicos, sociais e o próprio estilo de vida das pessoas na sociedade”, deixa claro que todas essas mudanças tiveram um impacto muito grande sobre a sociedade como um todo. É comum, nos dias de hoje, ver pessoas dando mais atenção a um smartphone do que a uma pessoa sentada ao seu lado, por exemplo. Por causa disso, deve-se estar sempre atento para tentar deixar as tecnologias influenciarem positivamente no estilo de vida de cada pessoa, não deixando que afete o lado pessoal.  

ARTIGO 2

O iluminismo e a Filosofia Iluminista


Robson Stigar

   Este movimento surgiu na França do século XVII e defendia o domínio da razão sobre a visão teocêntrica que dominava a Europa desde a Idade Média. Segundo os filósofos iluministas, esta forma de pensamento tinha o propósito de iluminar as trevas em que se encontrava a sociedade.
   Os pensadores que defendiam estes ideais acreditavam que o pensamento racional deveria ser levado adiante substituindo as crenças religiosas e o misticismo, que, segundo eles, bloqueavam a evolução do homem. O homem deveria ser o centro e passar a buscar respostas para as questões que, até então, eram justificadas somente pela fé.  O apogeu deste movimento foi atingido no século XVIII, e, este, passou a ser conhecido como o Século das Luzes.
   O Iluminismo foi mais intenso na França, onde influenciou a Revolução Francesa através de seu lema: Liberdade, igualdade e fraternidade. Também teve influência em outros movimentos sociais como na independência das colônias inglesas na América do Norte e na Inconfidência Mineira, ocorrida no Brasil. 
   Para os filósofos iluministas, o homem era naturalmente bom, porém, era corrompido pela sociedade com o passar do tempo. Eles acreditavam que se todos fizessem parte de uma sociedade justa, com direitos iguais a todos, a felicidade comum seria alcançada. Por esta razão, eles eram contra as imposições de caráter religioso, contra as práticas mercantilistas, contrários ao absolutismo do rei, além dos privilégios dados a nobreza e ao clero. 
   Os burgueses foram os principais interessados nesta filosofia, pois, apesar do dinheiro que possuíam, eles não tinham poder em questões políticas devido a sua forma participação limitada. Naquele período, o Antigo Regime ainda vigorava na França, e, nesta forma de governo, o rei detinha todos os poderes. Uma outra forma de impedimento aos burgueses eram as práticas mercantilistas, onde, o governo interferia ainda nas questões econômicas. 
   No Antigo Regime, a sociedade era dividida da seguinte forma: Em primeiro lugar vinha o clero, em segundo a nobreza, em terceiro a burguesia e os trabalhadores da cidade e do campo. Com o fim deste poder, os burgueses tiveram liberdade comercial para ampliar significativamente seus negócios, uma vez que, com o fim do absolutismo, foram tirados não só os privilégios de poucos (clero e nobreza), como também, as práticas mercantilistas que impediam a expansão comercial para a classe burguesa. 
   Os principais filósofos do Iluminismo foram: John Locke (1632-1704), ele acreditava que o homem adquiria conhecimento com o passar do tempo através do empirismo; Voltaire (1694-1778), ele defendia a liberdade de pensamento e não poupava crítica a intolerância religiosa; Jean-Jacques Rousseau (1712-1778), ele defendia a idéia de um estado democrático que garanta igualdade para todos; Montesquieu (1689-1755), ele defendeu a divisão do poder político em Legislativo, Executivo e Judiciário; Denis Diderot (1713-1784) e Jean Le Rond d´Alembert (1717-1783), juntos organizaram uma enciclopédia que reunia conhecimentos e pensamentos filosóficos da época.
   No entender do autor o movimento iluminista representou uma profunda mudança de paradigma , os reis que outrora dominaram o cenário intelectual e político foram suplantados pelo pensamento de homens dedicados ao conhecimento para a liberdade.
   Desta maneira, os reis que mantinham um poder intelectual e político foram perdendo seus privilégios de modo que mantinham suas cortes com o financiamento de intelectuais e artistas.
O resultado do movimento iluminista foi o fim da centralização do poder na mão de um soberano, a principal contribuição foi dada por Montesquieu ao estabelecer a divisão dos poderes em Executivo, legislativo e judiciário. Na Inglaterra merece destaque a figura de Locke
Fonte: http://www.webartigos.com/artigos/o-iluminismo-e-a-filosofia-iluminista/6165/

Comentário:

   É evidente que o Ilumismo foi um movimento de amplo impacto. O apoio a liberdade intelectual e a igualdade, trouxe aos burgueses, principais apoiadores do pensamento iluminista, poder intelectual e influência na sociedade. 
   O Século das Luzes iniciou a “busca pela felicidade”, e que isso se daria sem a intervenção dos homens, visto que segundo essa linha,  quem impede o “bem” nos homens, são as próprias ações humanas. 
   O Iluminismo tomou amplitude enorme, que quebrou paradigmas da Idade Média, Mercantilismo, Antigo Regime e que, no fim, revolucionou todo o conceito de onde deveria vir o conhecimento e como adquiri-lo. Neste caso: das Luzes da Razão.  

ARTIGO 3


IMAGEM 1

Neopositivismo


Comentário:


  Apesar de estar em Espanhol, esse fluxograma é muito ilustrativo e didático na definição do neopositivismo. Ele representa as principais definições, incluindo a origem histórica (Círculo de Vieno). O objetivo principal do Neopositivismo é defender o lógico, o empírico, a observação e comprovação experimental. É interessante observar como um fator de pensamento produz resultados no outro. Por exemplo, a investigação científica leva à experiência pela observação, o que permite reformular hipóteses, o que incentiva a prática. O conhecimento da natureza e seus fenômenos é, pois, fundamental, ao explicar o passado, prescindir o futuro


IMAGEM 2

Neopositivismo




Comentário: 

   Essa imagem me pareceu muito sugestiva. O indivíduo, sem mãos, trazendo um pouco da ideia da indecisão (“de mãos atadas”). A indecisão poderia levá-lo a acreditar em princípios metafísicos. Porém, uma mão lhe concede o conhecimento. E essa mão representa os filósofos neopositivistas. Eles, defensores do experimental, da comprovação através do conhecimento verdadeiro, tiram o indivíduo do estado tradicional de cotidiano, o fazendo pensar sobre os fenômenos da natureza e suas consequências naturais – e reais.


IMAGEM 3

Leonardo da Vinci- O Homem Vitruviano



Comentário:


   O regresso à natureza e o naturalismo vão permitir o nascimento de uma nova ciência. A possibilidade do aparecimento das novas ciências da natureza radica, ainda, na liberdade de investigação e na autonomia da razão, tão reivindicadas pelos renascentistas.
   Para Leonardo, a experiência e a matemática revelam a natureza na sua verdade e na sua objectividade, porque tudo na natureza é ratio, razão, proporção.
   O homem vitruviano mostra mais que as proporções perfeitas, pois está repleta de símbolos, a figura presente na obra está dentro de um círculo e de um quadrado que tem relação com a numerologia sagrada, o círculo como símbolo da divindade e o quadrado símbolo da manifestação na matéria a partir da divindade.
   A figura humana está totalmente integrada à estas figuras geométricas, demonstrando a relação do homem com o universo, o macrocosmo aqui como o universo e o microcosmo como o homem totalmente integrados.
   Parafraseando Platão, escreve "não leia os meus princípios [os princípios da pintura] quem não seja matemático." (Cf. DA VINCI, 1987:112) A natureza é, pois, matemática.

VÍDEO 1


Neopositivismo

https://www.youtube.com/watch?v=jrhry2U8VIU

Comentário:


  O link em questão é de um vídeo realizado por estudantes de psicologia que, numa linguagem informal e acessível, descrevem como foi introduzido o positivismo e o neopositivismo no Brasil. A progragação do pensamento positivista se deu por Bemjamin Constant. O lema “ordem e progresso”, a separação Igreja-Estato e o casamento civil foram consequências da implementação desse princípio no Brasil. Já o neopositivismo foi muito difundido graças a Augusto Comte. Com ele, as teorias experimentais para comprovação dos fatos, o estabelecimento do conhecimento empírico e a observação dos fenômenos da natureza são fundamentais para melhor percepção dos fatos. Dessa forma, o enunciado dos fatos não era mais tão importante e válido para o conhecimento. A comprovação técnica dele, sim. 

VÍDEO 2


Da Vinci's Vitruvian Man of math - James Earle

https://www.youtube.com/watch?v=aMsaFP3kgqQ

Comentário:


   O vídeo mostra mais que as proporções perfeitas, pois está repleta de símbolos, a figura presente na obra está dentro de um círculo e de um quadrado que tem relação com a numerologia sagrada, o círculo como símbolo da divindade e o quadrado símbolo da manifestação na matéria a partir da divindade. Isso demonstra aquele paradigma religioso instaurado na Idade Média junto com a concepção de novas ideologias trazidas posteriormente com o Renascimento Cultural.


VÍDEO 3


Leonardo da Vinci machines in motion

https://www.youtube.com/watch?v=r66E6QLsMLg

Comentário:


   O Renascimento cria, portanto, as condições necessárias ao desenvolvimento de uma investigação experimental da natureza. Assim, a autonomia do mundo natural face ao homem e a Deus é um pressuposto da atitude experimental. Igualmente, a autonomia do homem face a Deus e à natureza é outro pressuposto, correlativo do anterior pois que, sendo autónomo relativamente a Deus, o homem confia apenas nas suas próprias capacidades, na sua experiência e na sua razão como únicos instrumentos de conhecimento, e, sendo autónomo relativamente à natureza, isso significa que o homem a pode olhar e conhecer com objectividade.

IMAGENS EXTRAS


Positivismo


Comentário:


   A frase em nossa bandeira é totalmente positivista, pois abrange o pensamento que Comte propôs para sociedade: Só há progresso (maturidade) quando se tem ordem. Assim, muito hoje que se tem no mundo é fruto dessa mentalidade, que envolve um desenvolvimento do próprio Iluminismo, de forma que se afasta das teorias metafísicas e teológicas, buscando sempre a razão, visando sempre a progressão e o avanço científico.
  Pensando assim, o exército, por exemplo, faz grande uso das ideias positivistas, visto que preza pela ordem e controle, para que não haja desordem social. Pode-se ver essa mentalidade muito aparente na ditadura militar, a qual usou de seu poder para censurar e agredir, direta ou indiretamente, os que causariam a “desordem” do estado.


Comentário:


   O filósofo também instituiu a ideia de uma Religião da Humanindade, pois cita as c. Segundo os positivistas, as religiões não se caracterizam pelo sobrenatural, pelos "deuses", mas sim pela busca da unidade moral humana. Daí a necessidade do surgimento de uma nova religião que apresenta um novo conceito do Ser Supremo, a Humanidade.


Comentário:


   A sala de aula tradicional também é uma ideia positivista. A ideia de um professor/mentor, que segue a linha lógica e raciona, de forma a direcionar os alunos para a maturidade científica, junto a uma sala em ordem e silêncio, denota o quão valorizado era a ideia de seriedade e preocupação com o ensino, porém, isso pode ser questionável, visto que limita a flexibilidade do aprendizado e torna o professor um ser superior aos que estão aprendendo com ele.


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