quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Pesquisa: A Relação ser humano X Ciência

Integrantes do Grupo:

  • Ana Flávia Motta Sala
  • Katharina Póvoa
  • Letícia Berti
  • Mariana Freitas

Texto 1


A relação Homem/Natureza no pensamento moderno

BATISTELA, Airton Carlos – PUCPR

Mestre em Educação, Doutorando em Educação pela PUCPR.

BONETI, Lindomar Wessler – PUCPR
Doutor (Ph.D.) em Sociologia, Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia
Universidade Católica do Paraná.

Fonte:http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2008/anais/pdf/1424_959.pdf


Resumo – Texto 1


Ideia central: “Avançamos na compreensão quantificável da natureza, mas perdemos, pari passo, a capacidade de vislumbrar a essência do real”.

Origem dessa forma de pensar: Século XV – Processo de renascimento e recolocação do homem no centro da realidade.

Galileu: A realidade só pode ser melhor apreendida pelo método quantitativo. Não há nada além da matéria constatável.

Descartes: Método da dúvida metódica – Rever conhecimentos à procura de toda a forma de dúvida e/ou certeza inabaláveis. Única certeza indubitável: “Cogito, ergo serum” – Pensar, questionar como a única certeza matemática para a construção de uma nova ciência “A razão é o fundamento da ciência e do ser humano”.

Instaura-se a prática da Ciência-Manipulação ao invés da Ciência-Compreensão. Todo conhecimento científico passa a ser somente racional. Conhecimento é visto como representação do mundo, fundamentado numa instância mental.

Concepção de natureza baseada no dualismo: separação homem/natureza

Newton consolida essa concepção com as bases da Física Moderna.

A conformação mais geral da modernidade assenta-se sobre esse princípio compreensivo: A ideia de (possível) separação entre os domínios social e natural, e a perspectiva de dominação do primeiro sobre o segundo e de crescente interferência do social sobre o natural.

Vemos, claramente, que todos os problemas sistêmicos que vivenciamos derivam, diretamente, da intensificação desse processo.



O que é esse pensar? Todo pensamento é válido?


http://guilhermexb.blogspot.com.br/2012/05/para-que-gente-esta-neste-mundo.html

Qual nosso objetivo no mundo?

Texto 2


DIFERENTES CONCEPÇÕES DE NATUREZA

IONE APARECIDA ZUCCHI MODANESE1

Fonte:http://observatoriogeograficoamericalatina.org.mx/egal12/Teoriaymetodo/Conceptuales/18.pdf

Resumo - Texto 2

O conceito de natureza é muito diversificado e vai variar conforme o período histórico ou o contexto em que é tratado, indo desde a visão mítica dos tempos primitivos até as concepções contemporâneas de natureza. Ela acompanha a história dos próprios homens.

Newton fez uma descrição mecanicista de natureza, as leis mecânicas foram equacionadas e a racionalidade cartesiana teve sua consagração.

Humboldt, por sua vez, teve uma visão mais holística. Defendia a filosofia da natureza e a unidade na diversidade.

Darwin acreditou na evolução das espécies, concebia a natureza como resultante de um lento processo evolutivo.

Esse pensamento favoreceu a separação homem-natureza, que que a partir daí se colocou como dominador. Ela se torna objeto em suas mãos e passa a ser explorada de forma mais rápida e intensa pelo capitalismo.

O processo de conscientização, através de uma Educação Ambiental, se torna fundamental. Neste sentido, precisamos que a natureza deixe de ser vista como uma verdade absoluta e imutável e passe a ser parte integrante da realidade. Incentivando a manutenção das diferentes formas de vida que coexistem na natureza.


Texto 3


  • CIÊNCIA E TECNOLOGIA: Transformando a relação do ser humano com o mundo


    Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto Silveira – Professora (UTFPR) Doutoranda pela UFSC - rosemari@pg.cefetpr.br Walter Antonio Bazzo Dpto. Engenharia Mecânica – UFSC. NEPET – Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação Tecnológica. wbazzo@emc.ufsc.br.


    Fonte: http://www.uel.br/grupo-estudo/processoscivilizadores/portugues/sitesanais/anais9/artigos/workshop/art19.pdf


Resumo - Texto 3

Apesar de todos os benefícios que a ciência e a tecnologia têm proporcionado à sociedade, cresce a crítica sobre seus riscos. Numa sociedade em que o desenvolvimento científico-tecnológico tornou-se necessário, é fundamental refletir em outra perspectiva.

Vemos que o progresso não atende às necessidades da maioria da população e tem servido para a promoção de interesses de poucos, de modo que uma pequena parcela da população usufrui de benefícios. Se visarmos ao bem-estar geral, seria necessário uma modificação radical da ciência na sociedade, de forma a abrir as portas da ciência a toda a população.
Por isso, a necessidade de se proporcionar a toda população uma educação científica e tecnológica, pois a ausência de tais conhecimentos leva à ausência de responsabilidade. Para que esse desenvolvimento seja menos excludente, é necessário que se leve em conta os reais problemas da população, os riscos e a mudança social. Por isso, faz-se necessário ter uma visão ampla das relações entre ciência, tecnologia, e sociedade.

Em vista disso, em 1970, a comunidade acadêmica que, insatisfeita com as concepções tradicionais e preocupada com os problemas decorrentes do desenvolvimento científico-tecnológico, iniciou estudos na área de CTS. Tal movimento nasceu com caráter crítico, incentivando o questionar da ciência e tomando decisões mais coerentes em relação aos problemas científicos. Por isso, o texto destaca a importância da sua inserção no ambiente educacional de forma a se obter uma educação mais eficaz a fim de modificar o atual sistema de desenvolvimento.

É necessária uma mudança de comportamento para construir um novo mundo e, para isso, é indispensável proporcionar uma educação com a dimensão social da ciência e da tecnologia. Nesse sentido, a educação CTS é uma inovação que tem a intenção de promover uma alfabetização numa perspectiva ampliada de maneira que todos tenham condições de tomar decisões responsáveis, no que se refere às questões tecnológicas.

Imagens:




Para refletir...

Será que apenas a verdade “racional” é o que importa?
O mundo pode ser um lugar melhor apenas olhando para dados?
Quais são os limites do domínio cientifico?
Responsabilidade social do cientista?

Vídeo – Propondo uma solução

Filosofinhos:
https://www.youtube.com/watch?v=lw411wxGiBI&index=4&list=PL836730D510F776B1

Um comentário:

  1. Gostei do material,muito bom mesmo, porém é necessário ter um cuidado na arte, nem todos tem uma qualidade visual boa, que é o caso da minha vista, Tive dificuldade pra ler em meios as cores dessa arte.

    ResponderExcluir