terça-feira, 29 de setembro de 2015

Web Quest:

Integrantes do grupo:

  • Nome: Isabela Gasparino Araújo, nºUSP: 9036796

Roteiro Web Quest

4. Caracterize: paradigma, Iluminismo, Positivismo e neo positivismo.

Paradigma:De origem grega, paradigma significa padrão, modelo - ou seja, algo que vai ser exemplo em um determinado ambiente ou momento histórico. É formado por ideias e normas estabelecidas por um grupo, que limitam como a sociedade/ser humano deve se comportar (O QUE, 2015).

Iluminismo: Movimento intelectual do século XVIII que pregava o domínio da razão (luz) sobre o antigo regime (trevas). Surgiu na Europa, com princípios de liberdade econômica e política, que causaram mudanças expressivas na sociedade. O iluminismo foi apoiado pela burguesia da época, que criticavam o

mercantilismo, o absolutismo monárquico, o poder da igreja. Em contrapartida, os defensores desse movimento acreditavam, principalmente, na liberdade econômica (sem intervenção estatal), no antropocentrismo e na prevalência dos ideais burgueses. John Locke, considerado o pai do iluminismo, junto com Voltaire, Montesquieu, Rosseau e Adam Smith foram os representantes e disseminadores das teorias e conceitos iluministas (O ILUMINISMO, 2015).

Positivismo: Corrente filosófica que defende o desenvolvimento das ideias a partir da observação e exatidão - sem interferências de teorias religiosas ou metafísicas. Seu maior representante foi Auguste Comte, que determinou ser a matemática, a física, a astronomia, a química, a biologia e a socieologia ciências positivistas. O conhecimento científico, então, acreditam os pensadores dessa filosofia, é cumulativo e transcultural, onde novas ideias podem se originar de conceitos antigos ou não (MARTINS, 2015).

Neopositivismo: Foi um movimento criado pelos membros do círculo de Viena, baseados na concepção do conhecimento empírico, ou seja, a partir da lógica, da experimentação, observação e sistematização de dados. Para os neopositivistas, as teorias, estudos e ideias científicos são aqueles que já foram submetidos à verificação lógica, caso contrário, são levantamentos falsos e absurdos (NEOPOSITIVISMO, 2015).

Referências

MARTINS, Lucas. Positivismo. Disponível em: <http://www.infoescola.com/sociologia/positivismo/>. Acesso em: 14 set. 2015.

NEOPOSITIVISMO. Disponível em: <http://www.dicionarioinformal.com.br/neopositivismo/>. Acesso em: 14 set. 2015.

O ILUMINISMO: Pensadores e características. Disponível em: <http://www.sohistoria.com.br/resumos/iluminismo.php>. Acesso em: 12 set. 2015.

O QUE é Paradigma. Disponível em: <http://www.significados.com.br/paradigma/>. Acesso em: 12 set. 2015.

5. Como o desenvolvimento científico- tecnológico ocorrido a partir do século XV vem afetando o planeta, a vida humana e a sociedade moderna (séculos XIX e XX)?

O desenvolvimento da ciência e da tecnologia, a princípio, trouxe inúmeros benefícios para a sociedade. Tornou o trabalho mais rápido, dinâmico e produtivo; ampliou a comunicação entre os povos e a troca de conhecimentos, culturas, hábitos e costumes; satisfez as necessidades humanas (energia elétrica, veículos automotivos, etc.); novas descobertas foram realizadas (viajem a lua e cura de doenças, por exemplo). Entretanto, o desenvolvimento tecnológico não foi integrado igualmente em todo o planeta. Muitos países ainda enfrentam a miséria, apesar da grande quantidade de instrumentos e técnicas criados até os dias atuais. Além disso, a sociedade é movida em grande parte pelo consumo, gerado por necessidades artificiais, que geram lixos e resíduos descartados incorretamente na natureza, agravando a crise ambiental.

6. Os 70 anos do uso da bomba atômica sobre as cidades japonesas de Hiroshima e Nasgasaki! Uma reflexão crítica.

As bombas atômicas demonstram até onde a tecnologia humana pode chegar, negativamente. A guerra, de um modo geral, influencia no desenvolvimento de novas tecnologias, como armas, canhões, bombas e até mesmo a comunicação. A imprensa tomou força e expandiu-se para o mundo todo durante a 1º Guerra Mundial, facilitando as trocas de informações sobre o posicionamento de aliados e inimigos em guerra. Anos depois, no Japão, em 1945, ficou registrado até que ponto o ódio e o fanatismo por ideologias foram capazes de destruir quase que toda uma nação. Quem não morreu com os ataques, carregou pela vida o trauma psicológico e cicatrizes permanentes. Entre os efeitos físicos gerados pela radiação estão, como escreveu John Hersey em seu livro "Hiroshima", contaminação da água e dos alimentos, desmoronamento de casas, escolas, edifícios. Mulheres ficaram estéreis e, as que podiam ter filhos, estes nasciam deformados. Queimaduras e lesões graves na pele. Morte. Ou seja, as consequências não aconteceram apenas naquele ano - perpetuaram-se por outros mais. Junto com o princípio da inovação deveria estar, inseparavelmente, a ética, o respeito e a tolerância. Os 70 anos do nascimento da Little Boy e da Fat Man, como foram batizadas as bombas atômicas, devem gerar a reflexão séria e crítica sobre as finalidades das tecnologias que são criadas – e quais as suas consequências.



Nenhum comentário:

Postar um comentário