terça-feira, 29 de setembro de 2015

Web Quest:

Integrantes do grupo:

  • Susielen Nunes n° USP: 8912565


Impacto da bomba atômica sobre o Japão

Todos os anos, no dia 6 de agosto em Hiroshima, e 9 de agosto em Nagasaki, são realizadas enormes cerimônias em memória aos mortos das bombas atômicas, com a presença do Imperador e da Imperatriz. Apesar não haver traços da destruição causada pelas bombas, em cada cerimonia é relembrado os momentos de terror e tristeza que milhares de japoneses vivenciaram . Cada hibakusha (sobrevivente da bomba) tem a esperança de que aquilo que aconteceu com eles nunca mais se repita.

Em um mundo que a tecnologia avança de maneira extraordinária é ridículo ver tantas guerras sendo travadas. E o medo de que armas nucleares, como as que foram usadas para destruir Hiroshima e Nagasaki, exerçam tal papel faz com que o mundo prenda a respiração e em preces silenciosas esperam que acabe sem mais delongas. A paz mundial parece mais um slogan de “Miss Simpatia” do que uma possibilidade palpável. É certo de que não se trata de uma utopia; mas apenas as lembranças da atrocidade das bobas atômicas não delas uma arma para nunca mais serem usadas; pelo contrario; países lutam para fabricar e assim gerar uma falsa sensação de segurança.

Impacto da tecnologia na atualidade

O “bum” tecnológico foi de grande valia para vários setores mundiais; podemos citar desde softwares usados para cálculos em economia, os de reconhecimento para ajudar pessoas, interação a longa distancia, etc.. O que mais impressiona não é somente sua diversificação em tão pouco tempo. Podemos notar visto a ultima década, celulares que nem todos podiam ter, agora é um bem comum ate entre crianças. Antes telefones fixos eram objetos de luxo, e hoje chega a ser obsoleto. Entretanto nem tudo são flores; todo beneficio ao ser mal manuseado torna-se um mal. Dito isto não pela geração imedialista sendo criada, com informação aos milhares chegando, onde a mente gira e gira dia e noite sem descanso. O mal que vem trazendo é a invasão da privacidade alheia, divulgação de fotos e vídeos que desmoralizam pessoas, vicio de quem não consegue ficar longe do celular por meros instantes, falta do contato das pessoas de perto para falar com as que estão longe. Alem de muitas famílias serem desfeitas por causa do uso indevido da internet. Enfim, a tecnologia é sim de grande e incomparável valor. Mas será que não devemos tentar ver o mundo além dessa tela?

Caracterização

· O conceito paradigma procede do grego paradeigma, que significa “exemplo” ou “modelo”. Inicialmente, era aplicado na gramática (para definir o seu uso num determinado contexto) e na retórica (para se referir a uma parábola ou a uma fábula). A partir da década de 60, começou a ser empregue para definir um modelo ou um padrão em qualquer disciplina científica ou contexto epistemológico.

· O iluminismo foi um movimento global, ou seja, filosófico, político, social, econômico e cultural, que defendia o uso da razão como o melhor caminho para se alcançar a liberdade, a autonomia e a emancipação. O centro das idéias e pensadores Iluministas foi a cidade de Paris.

· O positivismo foi uma corrente filosófica iniciada por Auguste Comte, onde as idéias de percepção humanas são baseadas na observação, exatidão, deixando de lado teorias e especulações da Teologia e Metafísica. Segundo Comte, as ciências que são positivistas são a Matemática, Física, Astronomia,Química, Biologia e a recém criada Sociologia, que se baseia em dados estatísticos.

· O neopositivismo foi um movimento desenvolvido por membros do circulo de Viena na base do pensamento empírico tradicional e no desenvolvimento da lógica moderna. Para os neopositivistas, os únicos enunciados que podem ser considerados científicos são os submetidos a verificação logica e os que não podem ser submetidos a verificação logica empírica são considerados sem sentido e absurdos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário