segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Pesquisa: Boaventura de Souza Santos

Integrantes do grupo:

  • Caio Froes
  • Eduardo Kenji
  • Julia Nunes
  • Vinícius Araújo

BIOGRAFIA:

 • Português, nascido em 15 de novembro de 1940;
 • Licenciou-se em Direito pela Universidade de Coimbra;
 • Estudou filosofia do direito em Berlim;
 • Doutorado na Yale (2015);
 • Fundador da faculdade de Economia de Coimbra (1973);
 • É professor na Faculdade de Economia de Coimbra;
 • Diretor do Centro de Estudos Sociais e Coordenador científico do Observatório Permanente da justiça portuguesa;


OBRAS PUBLICADAS

 * 1987: Um Discurso Sobre as Ciências
 * 1988: O Social e o Político na Transição Pós-moderna
 * 1989: Introdução a uma ciência pós-moderna
 * 1990: O Estado e a Sociedade em Portugal (1974-1988). Porto: Afrontamento.
 * 1993 (org.): Portugal: um retrato singular, Porto: Afrontamento.
 * 1994:"Pela mão de Alice - o social e o político na pós-modernidade". Porto: Afrontamento.
 * 2000 Para uma concepção pós-moderna do direito. Acrítica da razão indolente: contra o desperdício da experiência, Porto: Afrontamento.
 * 2001 (org.): Globalização: Fatalidade ou Utopia?, Porto: Afrontamento.
 * 2004 : Escrita INKZ, Rio de Janeiro: Aeroplano.
 * 2005: " A Universidade do Século XXI: para uma reforma democrática e emancipatória da Universidade". 2.ed. São Paulo: Cortez Editora, 2005. (Coleção questões de nossa época; v.120).
 * 2005: O Fórum Social Mundial: manual de uso. São Paulo: Cortez Editora.
 * 2006 : Viagem ao centro da pele. Rio de Janeiro: Revista Confraria do Vento [7]
 * 2006 : A gramática do tempo: para uma nova cultura política, S. Paulo, Porto : Cortez Ed., Afrontamento.
 * 2006 : The Heterogeneous State and Legal Pluralism in Mozambique, Law & Society Review, 40, 1: 39-75.
 * 2007: La Reinvención del Estado y el Estado Plurinacional. Cochabamba: Alianza Internacional CENDA-CEJIS-CEDIB, Bolívia
 * 2007: El derecho y la globalización desde abajo. Com Rodriguez Garavito, César A. (Orgs), México: Anthropos.
 * Cognitive Justice in a Global World: Prudent Knowledge for a Decent Life (Org.). Lanham: Lexington,
 * 2007: Para uma revolução democrática da justiça. São Paulo: Cortez Editora

PELA MÃO DE ALICE: O SOCIAL E O POLÍTICO NA TRANSIÇÃO PÓS-MODERNA

 • Reflexão organizada sobre a transição entre paradigmas societais e diferentes modos de viver a vida em sociedade;
 •“Crise” do Projeto Cultural da Modernidade;
 • É dividido em três partes;

PELA MÃO DE ALICE : PARTE I

 • Referências teóricas de sua investigação;
 • “Perplexidades analíticas”;
 •Análise do marxismo;

PELA MÃO DE ALICE: PARTE II

 • Análise de alguns dos aspectos da crise da modernidade enquanto paradigma societal;
 •Tentativa de incluir países e situações diferentes;
 •11 testes sobre a situação de Portugal;
 • A necessidade de uma reação à racionalidade imposta pelo capitalismo (pós-modernidade);
 •Alternativas para superar a proposta do capitalismo moderno;

PELA MÃO DE ALICE: PARTE III

 •Análise do passado e presente, com futuro;
 •Constrói um resumo dos estudos sociológicos sobre a administração da justiça;
 •democratização da justiça e do acesso ao direito;

PROJETO ALICE

 • Início: Julho de 2011;
 • Boaventura é o diretor do projeto;
 •O projeto Alice é um momento importante no seu percurso científico e profissional, já que lhe permite rodear-se de uma equipa de jovens investigadores originários de vários países e formações científicas, dispostos a aprofundar coletivamente as linhas de investigação que decorrem das premissas epistemológicas, teórico-analíticas e metodológicas que vêm ganhando consistência desde há muito no seu trabalho. 
 • O projeto é financiado pelo Conselho Europeu para Investigação;
 • Visa repensar e renovar o conhecimento científico-social através das Epistemologias do Sul, propostas pelo diretor, com o objetivo de desenvolver novos paradigmas teóricos e políticos de transformação social.  • Transformação social, política e institucional pode beneficiar inovações em países do Sul Global.
 • Conta com uma equipe de jovens de diferentes países e formações;
 • Atua no Brasil, Bolívia, Equador, França, Índia, Itália, Portugal, África do Sul e Reino Unido.
 • Site: http://alice.ces.uc.pt/en/?lang=pt

REFERÊNCIAS 

http://alice.ces.uc.pt/en/index.php/about/boaventura-de-sousa-santos/?lang=pt 
https://www.google.com.br/search?q=pela+m%C3%A3o+de+alice+resenha&rlz= 1C1AVNE_enBR662&oq=pela+mao+de+alice&aqs=chrome.4.69i57j0l5.7072j0j4& sourceid=chrome&es_sm=122&ie=UTF-8#

QUESTÕES
4. Teoria do Caos
É uma das leis mais importantes do Universo, presente na essência de quase tudo o que nos cerca. A idéia central da teoria do caos é que uma pequenina mudança no início de um evento qualquer pode trazer conseqüências enormes e absolutamente desconhecidas no futuro. Por isso, tais eventos seriam praticamente imprevisíveis - caóticos, portanto. Parece assustador, mas é só dar uma olhada nos fenômenos mais casuais da vida para notar que essa idéia faz sentido.
A teoria ganhou áres de estudo científico sério no início da década de 1960, quando o meteorologista americano Edward Lorenz descobriu que fenômenos aparentemente simples têm um comportamento tão caótico quanto a vida. Ele chegou a essa conclusão ao testar um programa de computador que simulava o movimento de massas de ar. Um dia, Lorenz teclou um dos números que alimentava os cálculos da máquina com algumas casas decimais a menos, esperando que o resultado mudasse pouco. Mas a alteração insignificante, equivalente ao prego do nosso exemplo, transformou completamente o padrão das massas de ar. Para Lorenz, era como se "o bater das asas de uma borboleta no Brasil causasse, tempos depois, um tornado no Texas". Com base nessas observações, ele formulou equações que mostravam o tal "efeito borboleta".
Estava fundada a teoria do caos. Com o tempo, cientistas concluíram que a mesma imprevisibilidade aparecia em quase tudo, do ritmo dos batimentos cardíacos às cotações da Bolsa de Valores. Na década de 70, o matemático polonês Benoit Mandelbrot deu um novo impulso à teoria ao notar que as equações de Lorenz batiam com as que ele próprio havia feito quando desenvolveu os fractais, figuras geradas a partir de fórmulas que retratam matematicamente a geometria da natureza, como o relevo do solo ou as ramificações de nossas veias e artérias. A junção do experimento de Lorenz com a matemática de Mandelbrot indica que o caos parece estar na essência de tudo, moldando o Universo. "Lorenz e eu buscávamos a mesma verdade, escondida no meio de uma grande montanha.
De acordo com dados coletados pela Universidade de Yale, nos Estados Unidos. E pesquisas recentes mostraram algo ainda mais surpreendente: equações idênticas aparecem em fenômenos caóticos que não têm nada a ver uns com os outros. "As equações de Lorenz para o caos das massas de ar surgem também em experimentos com raio laser, e as mesmas fórmulas que regem certas soluções químicas se repetem quando estudamos o ritmo desordenado das gotas de uma torneira", afirma o matemático Steven Strogatz, da Universidade Cornell, nos Estados Unidos.



Pós-modernidade e a "era do vazio"
A sociedade pós-moderna é aquela em que reina a indiferença de massa, no qual domina o sentimento de repetição e estagnação, na qual a autonomia particular avança por si mesma, em que o novo é acolhido do mesmo modo que o velho, em que a inovação se torna banal, em que o futuro não é mais assimilado a um progresso inelutável. A sociedade moderna era conquistadora, a creditava no futuro, na ciência, na técnica.
Na sociedade pós-moderna, a confiança e a fé no futuro se dissolvem, ninguém mais acredita nos amanhãs radiosos da revolução. O conceito de revolução desaparece ante uma nova ordem mais pausterizada.
Na sociedade pós-moderna, as pessoas querem viver o momento atual, aqui e agora, querem se conservar jovens e não pensam mais em forjar um novo homem. A sociedade pós-modernidade tem mais ídolos ou tabus, é o vazio que predomina.
A cultura pós-moderna é voltada para o aumento do individualismo, diversificando as opções de escolha, cada vez mais opções de escolha sobre tudo em uma sociedade de consumo levando a perda de uma visão crítica sobre os objetos e valores que estão a nossa volta. É uma cultura da personalização. Individualismo total. Os desejos individualistas passam a ter mais valor do que os desejos e interesses de classe, fazendo com que se enfraqueça a perspectiva de movimentos sociais e de vida coletiva. Cada vez mais se criam nichos específicos sociais onde cada um encontra o seu par de acordo com os próprios interesses que acabam por fortalecer esta visão pessoal em detrimento do social. Desejo de estar entre idênticos, junto aos demais indivíduos que compartilham as mesmas preocupações imediatas e circunscritas. Narcisismo coletivo: parecemos-nos porque somos semelhantes, porque temos os mesmos objetivos existenciais. É uma sociedade mais caracterizada pela informação e pela expressão.
Indiferença aos conteúdos, a comunicação sem finalidade e sem público, o desejo de se expressar, de se manifestar a respeito de nada. Comunicar por comunicar, expressar-se sem qualquer outra finalidade a não ser expressar-se e ser ouvido por um micro-público, esta é a lógica do vazio. O isolamento do ser social e a valorização do ser individual.



Ciber-cultura
De acordo com Pierre Lévy cibercultura pode ser definida  como o lugar que “se constrói e se entende por meio da interconexão das mensagens entre si, por meio de sua vinculação permanente com as comunidades virtuais”.
A cibercultura é relação entre a tecnologia e a comunicação, que começaram a caminhar lado a lado com a evolução tecnológica que gerou a convergência entre informática e telecomunicação. É a cultura da remixagem, do ode a internet, da idolatria ao virtual, o que, diga-se de passagem, é intrínseco às novas gerações.
A cibercultura é uma cultura contemporânea, caracterizada pelo compartilhamento de informação e conhecimento. O que acontece, por exemplo em nosso dia-a-dia quando usamos plataformas sociais, como Facebook, e Twitter, quando acessamos um site de notícias, ou até mesmo em conversas na hora do cafezinho.



Holismo
A palavra “holismo” vem do grego “holos” que significa “todo”, “inteiro”, “completo”, e é usada para designar um modo de pensar, ou considerar a realidade, segundo a qual nada pode ser explicado pela mera ordenação ou disposição das partes, mas antes pelas relações que elas mantém entre si e com o próprio todo. As realidades poderiam ser entendidas em dois estágios: o primeiro seria o “todo" e este, por sua vez, seria composto por partes distintas porém inter-relacionadas, apenas compreensíveis dentro do contexto do “todo”.
O holismo, na verdade, surge da crise que abalou os alicerces da ciência questionando o postulado de qualquer filosofia reducionista, que baseada na lógica do pensamento cartesiano-newtoniano, deixa de considerar as interações existentes entre tudo o que existe e as conseqüências de qualquer alteração nestas interações que, segundo afirmam alguns seriam as responsáveis pelo desequilíbrio enfrentado pelo mundo hoje (seja do ponto de vista social, econômico ou ambiental).

Com implicações profundas em quase todas as áreas do conhecimento, a filosofia holística vem provocando questionamentos principalmente nos campos da saúde onde as doenças começam a ser encaradas como uma manifestação localizada de um distúrbio no equilíbrio do indivíduo como um todo, não apenas de uma de suas partes (questão focada por algumas práticas medicinais tradicionais como a ayurveda).

5 - Qual é o papel da ciência e da tecnologia no mundo atual?

      Vivemos em uma sociedade que a tecnologia e a ciência caminham lado a lado no nosso dia-a-dia, a ciência evoluiu muito e proporcionou muitas facilidades nas nossas tarefas, todas as tecnologias vieram para nos auxiliar de alguma forma e são muito bem sucedidas mas não é tão fácil assim, hoje em dia é preciso ter um bom conhecimento dessas tecnologias e estar atualizado para que você consiga usá-las, muitas tecnologias antigas são consideradas ultrapassadas e não são mais usadas, por exemplo o caso de armazenamento de dados em que antes usavam-se disquetes de 1,4Megabyte e hoje existem pen drives com capacidade de armazenamento muito maior, em Gigabytes. Hoje em dia a tecnologia caminha em uma evolução a passos largos, onde por exemplo se desenvolve um novo tipo de software ou se desenvolvem novos aparelhos para uso no seu trabalho, na busca de economia de tempo e dinheiro. Por outro lado, com os smartphones principalmente que temos praticamente um computador em nossas mãos, conseguimos nos comunicar com outras pessoas de até outro lado do mundo, realizar tarefas de estudo e de trabalho, etc, mostrando de fato como a tecnologia está presente nos mais simples momentos da nossa vida. Então, o que se conclui disso é que a tecnologia é um pilar necessário hoje em dia para o caminhamento da humanidade, onde o seu papel é cada vez mais economizar tempo e dinheiro, tornando tudo mais fácil e desenvolvendo-se de forma sustentável.

6 -Relativismo, ausência de posicionamento crítico social, aceitação as críticas de experiências contemporâneas não podem nos levar ao caos, porque já estamos presente no nele. Segundo a teoria do caos, ele já predomina na sociedade, já que nem tudo sai como o planejado, assim nós não poderíamos estar na direção da teoria do caos, pois ele esta inserido em todas as nossas ações.

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