Integrantes do grupo:
- Caio Froes
- Eduardo Kenji
- Julia Nunes
- Vinícius Araújo
BIOGRAFIA:
• Português, nascido em 15 de novembro de
1940;
• Licenciou-se em Direito pela Universidade
de Coimbra;
• Estudou filosofia do direito em Berlim;
• Doutorado na Yale (2015);
• Fundador da faculdade de Economia de
Coimbra (1973);
• É professor na Faculdade de Economia de
Coimbra;
• Diretor do Centro de Estudos Sociais e
Coordenador científico do Observatório
Permanente da justiça portuguesa;
OBRAS PUBLICADAS
* 1987: Um Discurso Sobre as Ciências
* 1988: O Social e o Político na Transição Pós-moderna
* 1989: Introdução a uma ciência pós-moderna
* 1990: O Estado e a Sociedade em Portugal (1974-1988). Porto: Afrontamento.
* 1993 (org.): Portugal: um retrato singular, Porto: Afrontamento.
* 1994:"Pela mão de Alice - o social e o político na pós-modernidade". Porto:
Afrontamento.
* 2000 Para uma concepção pós-moderna do direito. Acrítica da razão indolente:
contra o desperdício da experiência, Porto: Afrontamento.
* 2001 (org.): Globalização: Fatalidade ou Utopia?, Porto: Afrontamento.
* 2004 : Escrita INKZ, Rio de Janeiro: Aeroplano.
* 2005: " A Universidade do Século XXI: para uma reforma democrática e emancipatória da
Universidade". 2.ed. São Paulo: Cortez Editora, 2005. (Coleção questões de nossa época; v.120).
* 2005: O Fórum Social Mundial: manual de uso. São Paulo: Cortez Editora.
* 2006 : Viagem ao
centro da pele. Rio de Janeiro: Revista Confraria do Vento [7]
* 2006 : A gramática do tempo: para uma nova cultura política, S. Paulo, Porto : Cortez Ed.,
Afrontamento.
* 2006 : The Heterogeneous State and Legal Pluralism in Mozambique, Law & Society Review, 40, 1:
39-75.
* 2007: La Reinvención del Estado y el Estado Plurinacional. Cochabamba: Alianza Internacional
CENDA-CEJIS-CEDIB, Bolívia
* 2007: El derecho y la globalización desde abajo. Com Rodriguez Garavito, César A. (Orgs),
México: Anthropos.
* Cognitive Justice in a Global World: Prudent Knowledge for a Decent Life (Org.). Lanham:
Lexington,
* 2007: Para uma revolução democrática da justiça. São Paulo: Cortez Editora
PELA MÃO DE ALICE: O SOCIAL E O POLÍTICO NA TRANSIÇÃO PÓS-MODERNA
• Reflexão organizada sobre a transição entre
paradigmas societais e diferentes modos de viver a vida
em sociedade;
•“Crise” do Projeto Cultural da Modernidade;
• É dividido em três partes;
PELA MÃO DE ALICE : PARTE I
• Referências teóricas de sua investigação;
• “Perplexidades analíticas”;
•Análise do marxismo;
PELA MÃO DE ALICE: PARTE II
• Análise de alguns dos aspectos da crise da modernidade enquanto
paradigma societal;
•Tentativa de incluir países e situações diferentes;
•11 testes sobre a situação de Portugal;
• A necessidade de uma reação à racionalidade imposta pelo capitalismo
(pós-modernidade);
•Alternativas para superar a proposta do capitalismo moderno;
PELA MÃO DE ALICE: PARTE III
•Análise do passado e presente, com futuro;
•Constrói um resumo dos estudos sociológicos sobre a administração
da justiça;
•democratização da justiça e do acesso ao direito;
PROJETO ALICE
• Início: Julho de 2011;
• Boaventura é o diretor do projeto;
•O projeto Alice é um momento importante no seu percurso
científico e profissional, já que lhe permite rodear-se de uma
equipa de jovens investigadores originários de vários países
e formações científicas, dispostos a aprofundar coletivamente as
linhas de investigação que decorrem das premissas
epistemológicas, teórico-analíticas e metodológicas que vêm
ganhando consistência desde há muito no seu trabalho.
• O projeto é financiado pelo Conselho Europeu para Investigação;
• Visa repensar e renovar o conhecimento científico-social através das Epistemologias
do Sul, propostas pelo diretor, com o objetivo de desenvolver novos paradigmas
teóricos e políticos de transformação social. • Transformação social, política e institucional pode beneficiar inovações em países do
Sul Global.
• Conta com uma equipe de jovens de diferentes países e formações;
• Atua no Brasil, Bolívia, Equador, França, Índia, Itália, Portugal, África do Sul e Reino
Unido.
• Site: http://alice.ces.uc.pt/en/?lang=pt
Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=klyMCjbH2rc (SFM 2010)
REFERÊNCIAS
http://alice.ces.uc.pt/en/index.php/about/boaventura-de-sousa-santos/?lang=pt
https://www.google.com.br/search?q=pela+m%C3%A3o+de+alice+resenha&rlz=
1C1AVNE_enBR662&oq=pela+mao+de+alice&aqs=chrome.4.69i57j0l5.7072j0j4&
sourceid=chrome&es_sm=122&ie=UTF-8#
QUESTÕES
QUESTÕES
4. Teoria do Caos
É uma das leis mais importantes do Universo, presente na essência de
quase tudo o que nos cerca. A idéia central da teoria do caos é que uma
pequenina mudança no início de um evento qualquer pode trazer conseqüências
enormes e absolutamente desconhecidas no futuro. Por isso, tais eventos seriam
praticamente imprevisíveis - caóticos, portanto. Parece assustador, mas é só
dar uma olhada nos fenômenos mais casuais da vida para notar que essa idéia faz
sentido.
A teoria ganhou áres de estudo científico sério no início da década de
1960, quando o meteorologista americano Edward Lorenz descobriu que fenômenos
aparentemente simples têm um comportamento tão caótico quanto a vida. Ele
chegou a essa conclusão ao testar um programa de computador que simulava o
movimento de massas de ar. Um dia, Lorenz teclou um dos números que alimentava
os cálculos da máquina com algumas casas decimais a menos, esperando que o
resultado mudasse pouco. Mas a alteração insignificante, equivalente ao prego
do nosso exemplo, transformou completamente o padrão das massas de ar. Para
Lorenz, era como se "o bater das asas de uma borboleta no Brasil causasse,
tempos depois, um tornado no Texas". Com base nessas observações, ele
formulou equações que mostravam o tal "efeito borboleta".
Estava fundada a teoria do caos. Com o tempo, cientistas concluíram
que a mesma imprevisibilidade aparecia em quase tudo, do ritmo dos batimentos
cardíacos às cotações da Bolsa de Valores. Na década de 70, o matemático polonês
Benoit Mandelbrot deu um novo impulso à teoria ao notar que as equações de
Lorenz batiam com as que ele próprio havia feito quando desenvolveu os
fractais, figuras geradas a partir de fórmulas que retratam matematicamente a
geometria da natureza, como o relevo do solo ou as ramificações de nossas veias
e artérias. A junção do experimento de Lorenz com a matemática de Mandelbrot
indica que o caos parece estar na essência de tudo, moldando o Universo.
"Lorenz e eu buscávamos a mesma verdade, escondida no meio de uma grande
montanha.
De acordo com dados coletados pela Universidade de Yale, nos Estados
Unidos. E pesquisas recentes mostraram algo ainda mais surpreendente: equações
idênticas aparecem em fenômenos caóticos que não têm nada a ver uns com os
outros. "As equações de Lorenz para o caos das massas de ar surgem também
em experimentos com raio laser, e as mesmas fórmulas que regem certas soluções
químicas se repetem quando estudamos o ritmo desordenado das gotas de uma
torneira", afirma o matemático Steven Strogatz, da Universidade Cornell,
nos Estados Unidos.
Pós-modernidade e a "era do vazio"
A sociedade pós-moderna é aquela em que reina a indiferença de massa,
no qual domina o sentimento de repetição e estagnação, na qual a autonomia
particular avança por si mesma, em que o novo é acolhido do mesmo modo que o
velho, em que a inovação se torna banal, em que o futuro não é mais assimilado
a um progresso inelutável. A sociedade moderna era conquistadora, a creditava
no futuro, na ciência, na técnica.
Na sociedade pós-moderna, a confiança e a fé no futuro se dissolvem,
ninguém mais acredita nos amanhãs radiosos da revolução. O conceito de
revolução desaparece ante uma nova ordem mais pausterizada.
Na sociedade pós-moderna, as pessoas querem viver o momento atual,
aqui e agora, querem se conservar jovens e não pensam mais em forjar um novo
homem. A sociedade pós-modernidade tem mais ídolos ou tabus, é o vazio que
predomina.
A cultura pós-moderna é voltada para o aumento do individualismo,
diversificando as opções de escolha, cada vez mais opções de escolha sobre tudo
em uma sociedade de consumo levando a perda de uma visão crítica sobre os
objetos e valores que estão a nossa volta. É uma cultura da personalização.
Individualismo total. Os desejos individualistas passam a ter mais valor do que
os desejos e interesses de classe, fazendo com que se enfraqueça a perspectiva
de movimentos sociais e de vida coletiva. Cada vez mais se criam nichos
específicos sociais onde cada um encontra o seu par de acordo com os próprios
interesses que acabam por fortalecer esta visão pessoal em detrimento do
social. Desejo de estar entre idênticos, junto aos demais indivíduos que
compartilham as mesmas preocupações imediatas e circunscritas. Narcisismo
coletivo: parecemos-nos porque somos semelhantes, porque temos os mesmos
objetivos existenciais. É uma sociedade mais caracterizada pela informação e
pela expressão.
Indiferença aos conteúdos, a comunicação sem finalidade e sem público,
o desejo de se expressar, de se manifestar a respeito de nada. Comunicar por
comunicar, expressar-se sem qualquer outra finalidade a não ser expressar-se e
ser ouvido por um micro-público, esta é a lógica do vazio. O isolamento do ser
social e a valorização do ser individual.
Ciber-cultura
De acordo com Pierre Lévy cibercultura pode ser definida como o lugar que “se constrói e se entende
por meio da interconexão das mensagens entre si, por meio de sua vinculação
permanente com as comunidades virtuais”.
A cibercultura é relação entre a tecnologia e a comunicação, que
começaram a caminhar lado a lado com a evolução tecnológica que gerou a
convergência entre informática e telecomunicação. É a cultura da remixagem, do
ode a internet, da idolatria ao virtual, o que, diga-se de passagem, é
intrínseco às novas gerações.
A cibercultura é uma cultura contemporânea, caracterizada pelo
compartilhamento de informação e conhecimento. O que acontece, por exemplo em
nosso dia-a-dia quando usamos plataformas sociais, como Facebook, e Twitter,
quando acessamos um site de notícias, ou até mesmo em conversas na hora do
cafezinho.
Holismo
A palavra “holismo” vem do grego “holos” que significa “todo”,
“inteiro”, “completo”, e é usada para designar um modo de pensar, ou considerar
a realidade, segundo a qual nada pode ser explicado pela mera ordenação ou
disposição das partes, mas antes pelas relações que elas mantém entre si e com
o próprio todo. As realidades poderiam ser entendidas em dois estágios: o
primeiro seria o “todo" e este, por sua vez, seria composto por partes
distintas porém inter-relacionadas, apenas compreensíveis dentro do contexto do
“todo”.
O holismo, na verdade, surge da crise que abalou os alicerces da
ciência questionando o postulado de qualquer filosofia reducionista, que
baseada na lógica do pensamento cartesiano-newtoniano, deixa de considerar as
interações existentes entre tudo o que existe e as conseqüências de qualquer
alteração nestas interações que, segundo afirmam alguns seriam as responsáveis
pelo desequilíbrio enfrentado pelo mundo hoje (seja do ponto de vista social,
econômico ou ambiental).
Com implicações profundas em quase todas as áreas do conhecimento, a
filosofia holística vem provocando questionamentos principalmente nos campos da
saúde onde as doenças começam a ser encaradas como uma manifestação localizada
de um distúrbio no equilíbrio do indivíduo como um todo, não apenas de uma de
suas partes (questão focada por algumas práticas medicinais tradicionais como a
ayurveda).
5 - Qual
é o papel da ciência e da tecnologia no mundo atual?
Vivemos em uma sociedade que a tecnologia
e a ciência caminham lado a lado no nosso dia-a-dia, a ciência evoluiu muito e
proporcionou muitas facilidades nas nossas tarefas, todas as tecnologias vieram
para nos auxiliar de alguma forma e são muito bem sucedidas mas não é tão fácil
assim, hoje em dia é preciso ter um bom conhecimento dessas tecnologias e estar
atualizado para que você consiga usá-las, muitas tecnologias antigas são consideradas
ultrapassadas e não são mais usadas, por exemplo o caso de armazenamento de
dados em que antes usavam-se disquetes de 1,4Megabyte e hoje existem pen drives
com capacidade de armazenamento muito maior, em Gigabytes. Hoje em dia a
tecnologia caminha em uma evolução a passos largos, onde por exemplo se
desenvolve um novo tipo de software ou se desenvolvem novos aparelhos para uso
no seu trabalho, na busca de economia de tempo e dinheiro. Por outro lado, com
os smartphones principalmente que temos praticamente um computador em nossas
mãos, conseguimos nos comunicar com outras pessoas de até outro lado do mundo,
realizar tarefas de estudo e de trabalho, etc, mostrando de fato como a
tecnologia está presente nos mais simples momentos da nossa vida. Então, o que
se conclui disso é que a tecnologia é um pilar necessário hoje em dia para o
caminhamento da humanidade, onde o seu papel é cada vez mais economizar tempo e
dinheiro, tornando tudo mais fácil e desenvolvendo-se de forma sustentável.
6 -Relativismo,
ausência de posicionamento crítico social, aceitação as críticas de
experiências contemporâneas não podem nos levar ao caos, porque já estamos
presente no nele. Segundo a teoria do caos, ele já predomina na sociedade, já
que nem tudo sai como o planejado, assim nós não poderíamos estar na direção da
teoria do caos, pois ele esta inserido em todas as nossas ações.

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